segunda-feira, 18 de junho de 2012

Retomando a poesia

POEMA DE AMOR À MODA ANTIGA Nada de amor amordaçado Trancado, envelhecendo como vinho. Quero um amor escancarado Suave, brando, leve como o linho. Um quê de proibido e transgressão De ousadia, pecado e paixão. De beijo quente, atrevido e lento Que sirva de abrigo e alimento. Que me leve ao mais próximo E ainda assim mais remoto Controle do meu corpo trêmulo Perdido nesse instante efêmero. Enquanto o espírito escapa pela boca E leva no alento a palavra Incompleta, escondida e louca Que meus devaneios lavra.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CUIDADO COM O EMPREGO DO VIM INCORRETAMENTE

Acabo de começar a campanha do uso do VIM só como passado de VIR.
Eu vim do trabalho. Eu vim da rua.
Nem importa se o sentido de passado é bem recente:
Eu vim preparar o almoço com vocês (acabei de chegar).

Vamos usar a forma correta do verbo VIR:

Insisti para ele VIR mais cedo.
Vou falar para ela VIR.
Seria bom VIR depois da reunião.
Não vai dar para eu VIR amanhã.

Mais informações podem ser encontradas na dica 49 do Superdicas para manter seu Português em Ordem.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

domingo, 10 de julho de 2011

VIM/VIR

Vale a pena vim logo no começo para aproveitar a promoção.
Já falei para ele vim aqui o quanto antes.

É FÁCIL PERCEBER POR QUE ESSAS NÃO SÃO AS FORMAS CORRETAS DO VERBO VIR>. Se você fosse usar outro verbo no lugar do vim, ficaria assim:

Vale a pena chegar logo no começo para aproveitar a promoção.
Já falei para ele estar aqui o quanto antes.

Então, fale e escreva corretamente:

Vale a pena VIR logo no começo para aproveitar a promoção.
Já falei para ele VIR aqui o quanto antes.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Colocação Pronominal

SE LIGA, MEU!
Algum problema com a frase acima? Você entendeu? Numa linguagem bem coloquial, ela significa algo como fique esperto, esteja atento, amigo...
Não vamos comentar o verbo no modo imperativo. O que nos chama a atenção é a colocação do se no início da frase. O que só é possível na linguagem informal:
Te amo.
Me esqueça.
Lhe escrevendo, fico mais feliz.
Embora o pronome antes do verbo seja a tendência atual do português do Brasil, na linguagem escrita não devemos iniciar uma oração desse modo. O correto é:
Amo-te.
Esqueça-me.
Escrevendo-lhe, fico mais feliz